Alfabetização e letramento são a mesma coisa? Descubra!
6 de fevereiro de 2019O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um padrão constante de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Esses sintomas apresentam origem neurobiológica, e são decorrentes da incapacidade de inibir reações impulsivas e de considerar o futuro para guiar o comportamento. O TDAH pode ser condizente com o tipo desatento, que tem como características comuns à desatenção, baixa resistência à distração, dificuldade em manter foco, sensação de estar “nas nuvens”, possui tendência a esquecer de compromissos e objetos, com frequência parece não prestar atenção quando lhe dirigem a palavra, tem dificuldade de concluir tarefas escolares ou de trabalho, reluta em se envolver em tarefas que exigem esforço mental prolongado. Pode ser inda do tipo Hiperativo e impulsivo, que se caracteriza por frequentemente estar com os pés e mãos inquietas, por dificuldade para permanecer sentado em lugares que necessita (escola e trabalho), frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações que isso é inapropriado (em adultos e adolescentes pode se limitar as sensações de inquietude), geralmente não para “como se o motor estivesse sempre ligado”, fala demais, deixa escapar as respostas antes que as perguntas sejam concluídas. E ainda pode ser do tipo Combinado, ou seja, apresenta sintomas tanto do tipo desatento como do tipo hiperativo e impulsivo.
Dicas para adolescentes e adultos com TDAH:
1. HÁBITOS DE ORGANIZAÇÃO
- Defina lugares certos para chaves, contas e objetos e guarde tudo sempre no mesmo lugar.
- Tenha uma agenda/caderno ou aplicativo no celular para anotar e organizar horários e compromissos.
- Faça listas e anote tudo: tarefas, projetos, ideias. Coloque as listas junto com a sua agenda. Esse planejamento ajudará no seu desempenho pessoal.
- Anote os pensamentos e ideias que surgem enquanto você tenta estudar ou trabalhar.
- Crie um sistema próprio de organização com Post-it, anotação em calendário e arquive documentos importantes em um único lugar (Ex: Pasta com divisórias).
- Pague todas as suas contas no mesmo dia para evitar esquecimentos e multas e guarde os comprovantes em uma pasta.
- Faça lista de compras antes de ir ao supermercado.
- Evite a procrastinação, faça o que tiver que ser feito na hora, evitando deixar ‘’para depois’’, evitando o esquecimento. Tarefas como responder a um e-mail importante, arrumar sua bagunça, retornar uma ligação, preparar um trabalho/apresentação não deve ser deixado para o dia seguinte.
2. ADMINISTRAÇÃO DO DIA
- Conheça como seu organismo funciona, se você é uma pessoa mais produtiva no período matutino, coloque o que você tem de mais importantes a ser realizado no período da manhã. Se você tende a produzir melhor na parte da tarde, organize suas tarefas principais neste horário. Esse gerenciamento fará com que você tire o máximo proveito de seus próprios padrões de produtividade.
- Defina prioridades começando pelas tarefas mais importantes do dia.
- Use um relógio de pulso, alarme ou celular para manter as horas sempre à vista. Organize seu dia: defina uma quantidade de tempo para cada tarefa.
- Seja Pontual, anote os horários de seus compromissos com 15 minutos ou mais de antecedência e use alarmes para que você chegue na hora certa.
- Estabeleça uma rotina diária e semanal, procure realizar as atividades do seu dia sempre na mesma hora e no mesmo período de tempo durante toda semana.
- Faça uma tarefa de cada vez e se estiver com um grande projeto divida-o em partes menores, não se esqueça de terminar tudo o que começar.
- Antes de aceitar novos projetos ou compromissos avalie se você tem tempo suficiente para tudo. Aprenda a dizer não, aceite um novo desafio apenas se você sabe que vai dar terminá-lo.
3. ALTERAÇÃO DE HUMOR
- Sugere-se um treino de uma atividade que precisa se desenvolver de pelo menos uma hora por dia, neste período tente não fazer uso do celular e de outros distratores.
- Pratique exercícios por no mínimo três vezes na semana, para aliviar o estresse, melhorar o humor e gastar o excesso de energia.
- Durma bem, o sono adequado ajuda na capacidade de manter o foco durante dia seguinte. Para isso, evite tomar cafeína antes de dormir ou alimentos como chocolate, refrigerante e etc, mantenha uma rotina durante noite e evite exercícios por até uma hora antes de ir dormir.
- Procure ter uma dieta equilibrada, pois se alimentar bem ajuda a diminuir a distração, hiperatividade e os níveis de estresse. Faça acompanhamento nutricional.
Dicas para crianças com TDAH:
Para a criança/adolescente:
- Faça perguntas ao professor sempre que tiver dúvidas;
- Divida trabalhos grandes em várias partes;
- Crie uma agenda de compromissos;
- Faça uma lista de suas atividades diárias e seus respectivos horários;
- Mantenha uma rotina diária de estudo, com horários preestabelecidos;
- Leia sobre o TDAH para conhecer e entender melhor este transtorno;
- É também importante monitorar seu comportamento, identificar atitudes disfuncionais e avaliá-las adequadamente.
- E por fim, lembre-se de que para o TDAH existe tratamento e ao se dedicar em realizar as intervenções, adotar atitudes de mudança e de determinação é possível, gradativamente, conviver bem com esforços mínimos.
Dicas para o pais/professores:
- Deixar claro quais são as expectativas na realização de cada tarefa;
- Estabelecer uma rotina diária clara, com períodos de descanso definidos;
- Usar recursos visuais e auditivos para definir e manter essas regras e expectativas;
- Dar instruções e orientações de forma direta, clara e curta. Ao dar uma instrução, poderá solicitar ao aluno que a repita ou a compartilhe com um colega antes de começar atividade;
- Observar se o estudante possui todos os materiais necessários para a execução da tarefa, caso contrário, deve-se ajudá-lo a consegui-los;
- Oferecer incentivo ao uso de ferramentas para a organização e para o desenvolvimento de hábitos de estudo (tabelas com datas/prazos, lembretes de anotações sobre o conteúdo, uso de agendas, calendários, blocos de anotações, lembretes sonoros do celular);
- Iniciar a aula pelas atividades que requerem mais atenção, deixando para o final do turno aquelas que são mais “agradáveis” e/ou estimulantes;
- Usar recursos audiovisuais para o desenvolvimento das aulas;
- Fazer adaptações ambientais na sala de aula (mudar as mesas e/ou cadeiras, colocar o aluno próximo ao professor, longe de janelas ou áreas de maior distração) para evitar que os elementos distratores do ambiente prejudiquem a atenção sustentada;
- Reduzir o tamanho da tarefa em unidades menores, estruturar e apoiar a gestão do tempo nas tarefas que exigem menor desempenho em longo prazo (dividir o trabalho em partes, estabelecer quais serão as etapas e monitorar se cada uma delas está sendo cumprida);
- Oferecer feedback positivo imediatamente após a conquista de um bom desempenho pelo aluno, respeitando seu tempo e processo de aprendizagem;
- Modificar instruções e formas de realização das atividades, dependendo do estilo de aprendizagem do aluno (monitoria, trabalhos em duplas, respostas orais);
- Explicar de maneira clara e lenta quais são as técnicas de aprendizado que estão sendo utilizadas (explicar e demonstrar na prática como usar as fontes, os materiais de referência, as anotações, as notícias de jornal, os trechos de livros, etc.);
- Reduzir ao máximo o número de cópias escrita de textos permitindo a digitação e impressão, caso sejam mais produtivas para o aluno;
Durante o processo de avaliação:
- Propiciar um ambiente tranquilo;
- Colocar um número menor de atividades por página;
- Solicitar que a criança/adolescente cheque as respostas;
- Respeitar um tempo mínimo de intervalo entre as tarefas;
- Permitir ao aluno dar uma resposta oral ou gravar, caso ele tenha alguma dificuldade para escrever;
- Respeitar o tempo que cada aluno precisa para concluir uma atividade ou prova e dar tempo extra, se necessário;
- Definir metas claras e possíveis para que o aluno faça sua autoavaliação nas tarefas e nos projetos. Esse procedimento permite que o aluno faça uma reflexão sobre o seu aprendizado e desenvolva estratégias para lidar com o seu próprio modo de aprender.
E por fim, lembre-se de que para o TDAH existe tratamento e ao se dedicar em realizar as intervenções, adotar atitudes de mudança e de determinação é possível gradativamente conviver bem com esforços mínimos.
FONTES: Livro Transtornos de aprendizagem. Organizadores: Newra Tellechea Rotta, Lygia Ohlweiler e Rudimar dos Santos Riesgo. Artmed. / Manual Diagnóstico e Estáticos de Transtorno Mentais – DSM-5 5ª. edição /