Compreendendo O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
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22 de abril de 2019Em termos gerais, podemos afirmar que alfabetização é o ato de ler e escrever. Esse processo de aprendizagem tem um valor sociocultural muito grande, porque proporciona ao aluno ampliar os seus horizontes baseados em informações cognitivas, sociais e linguísticas.
Sendo assim, a alfabetização é a base para que o indivíduo garanta o seu desenvolvimento educacional. Contudo, será que ser alfabetizado é o suficiente para lidar com todos os desafios do mundo atual? Será que o letramento não é o único capaz de proporcionar ao aluno uma experiência completa?
Você também tem essas dúvidas? Então, continue a leitura e descubra se alfabetização e letramento são a mesma coisa!
O que é alfabetização?
A alfabetização permite que o aluno tenha habilidades para ler um cartaz, um outdoor ou um livro. Dessa maneira, o processo de alfabetização exige do indivíduo a apropriação de códigos escritos e que os domine para ler e escrever — assim, ele otimiza a sua comunicação.
Quando você alfabetiza uma criança, precisa dar as condições necessárias para que ela siga o seu caminho e seja bem-sucedida. Assim, é possível fortalecer a base da sua construção educacional que vai crescendo ao longo da vida.
Para Duarte, Rossi e Rodrigues (2008), o professor transmite os seus conhecimentos para os seus alunos, fazendo com que a alfabetização aconteça de uma forma tradicional. Contudo, precisamos considerar que muitos professores não estão capacitados para compreender as dificuldades que uma criança possa enfrentar.
Portanto, no cenário da alfabetização, não podemos deixar de lado que o “simples fato de ler e escrever” tem diversos desafios e nem sempre conta com a metodologia adequada para cada criança.
O que é letramento?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que a alfabetização acontece até o segundo ano do ensino fundamental. Isso foi estipulado para que todas as crianças tenham o mesmo direito de aprendizagem, norteando a educação básica de todo o país.
Então, considerando que uma boa educação começa nas séries iniciais, é preciso que haja ferramentas, condições e profissionais capacitados para promover uma alfabetização de qualidade.
Além disso, para que a alfabetização aconteça é preciso considerar que cada criança tem a sua própria maneira de aprender e ver o mundo. Por isso, muitas vezes um método de aprendizagem que funciona com determinado aluno, não funciona com outro.
De acordo com os pensamentos de Martins e Spechela (2012), a realidade de grande parte das escolas brasileiras é não conseguir fazer com que os alunos saibam interpretar e produzir textos robustos e de qualidade.
Sendo assim, para solucionar essa problemática e auxiliar no processo de alfabetização, surge o conceito de letramento (condição de ser letrado). Assim, uma criança alfabetizada não significa, necessariamente, que é letrada.
Isso porque, ela pode aprender ler e escrever, mas não saber interpretar e digerir essas ideias em um contexto social — a leitura e a escrita precisam proporcionar que o indivíduo desenvolva a imaginação e amplie os seus horizontes e ideais.
Assim, letramento é quando o aluno consegue se sentir informado por meio da leitura. Por exemplo, quando a criança se diverte lendo histórias em quadrinhos e reproduz isso nas suas brincadeiras, alterando as falas e dando novos significados para os personagens.
Dessa maneira, o letramento não pode acontecer somente na escola. Esse processo deve ser estimulado no ambiente familiar. Por exemplo, quando uma criança ouve uma história na escola, os pais podem estimulá-la a buscar em jornais, revistas e outros materiais para conferir a veracidade daquela informação.
Esse trabalho em conjunto de alfabetização e letramento, escola e pais, tornam o processo de aprendizagem muito mais fácil, dinâmico e de qualidade, contribuindo na sua totalidade para a formação de um cidadão do bem.
Ser alfabetizado é o suficiente para o mundo atual?
É preciso considerar que, ao longo dos anos, o nosso país enfrentou e vem enfrentando grandes problemas de analfabetismo. A sociedade, em grande parte, infelizmente não tem levado a sério a importância da formação científica para o indivíduo (e isso começa justamente nas séries iniciais).
Por isso, acreditamos que apenas ser alfabetizado não é o suficiente para que a criança se torne um adulto completo. Para que esse processo de aprendizagem se torne concluído é preciso que, durante o período da alfabetização, também seja desenvolvido o letramento.
Afinal, é preciso considerar que, falar que o seu filho aprendeu a ler e escrever não é sinônimo de ter consolidado a alfabetização. Para isso, é necessário ir muito além, porque a interpretação é uma das principais responsáveis pelo conhecimento. Sendo assim, tanto os pais quanto a escola devem estimular o letramento infantil em todas as etapas escolares.
Como vimos anteriormente, a alfabetização e o letramento são dois conceitos diferentes, mas que se completam e precisam andar lado a lado. Assim, enquanto a alfabetização se preocupa em ensinar a criança a ler e a escrever, o letramento é responsável por fazer com que ela compreenda os diferentes contextos sociais.
Então, é preciso incentivar o uso da leitura e também da escrita para que a criança seja levada aos seus domínios sociais. Isso porque, além de ler e escrever (alfabetização) ela pode interpretar os conceitos, criando uma visão crítica sobre aquilo que lhe é passado pelos livros e demais meios de comunicação.
A alfabetização e o letramento são dois conceitos que fazem parte do processo educacional. Ambos devem ser inseridos logo nos anos iniciais do aluno para que ele aprenda não somente a ler e a escrever, mas interpretar e ampliar os seus horizontes. Por isso, para que alfabetização de um indivíduo seja completa, é fundamental investir também no letramento.
Com este post, você aprendeu a diferenciar alfabetização e letramento. Aqui pudemos mostrar um pouco da importância desses dois temas, mas você sabia que a nossa clínica possui um grupo de Alfabetização e Letramento para crianças que estão em idade escolar e possuem dificuldades no processo de leitura e escrita? Entre em contato conosco.