Dicas de Alfabetização para crianças autistas
29 de março de 2021No mês das mães, homenageamos aquelas que perderam seus filhos
12 de maio de 2021O desfralde é um momento delicado na vida de qualquer criança. Requer paciência e dedicação da família envolvida. Em crianças com espectro autista (TEA) esse processo requer alguns cuidados.
Dicas desfralde da criança autista
O primeiro passo é verificar se o seu filho está pronto para o desfralde.
- Seu filho tem algum controle? Por exemplo: Faz xixi de uma vez só e cocô razoavelmente sólido? Ou consegue se segurar quando tem vontade?
- Ele costuma fazer suas necessidades em horários próximos ou previsíveis?
- Ele demonstra ficar incomodado com a fralda suja?
- Consegue ficar sentado por cerca de 2 a 5 minutos na mesma posição e não demonstra nenhum desconforto em ficar sentado no vaso.
- Ele entende como o corpo dá sinais de que precisa ir ao banheiro? Como dor na barriga ou um aperto nas partes intima?
Se seu filho se encaixa nesses itens, talvez ele possa iniciar o processo de desfralde.
E vocês papais? Já sabem como podem fazer isso?
Confiram algumas dicas que podem ajudar durante o processo de desfralde do pequeno:
- Explique como é o processo de utilizar o vaso sanitário e mostre para ele com imagens e histórias. Mostre e/ou crie uma historia com desenhos de como a criança deve usar o banheiro, usar algum personagem que ele goste pode ajudar ela a querer copiar o comportamento.
- Caso ela esteja desconfortável use de brincadeiras e jogos para ajuda-la a se acostumar com o processo. Peça para ela se sentar no vaso enquanto faz alguma brincadeira com a criança.
- Tente tornar o banheiro um lugar rotineiro para a criança, quando trocar a fralda dela, leve-a no banheiro para limpa-la.
- É importante ter paciência já que a adaptação pode ser demorada, mas trabalhar de forma descontraída pode deixar as coisas mais fáceis.
- Crie uma forma de a criança avisar quando precisa ir ao banheiro, pode ser um cartão com o desenho de um banheiro, ou um gesto ou ensine ela a pedir para ir ao banheiro.
- Sempre que a criança fizer corretamente uma das brincadeiras ou cumprir com um dos acordos, parabenize-a e demonstre muita felicidade, assim irá ajudar ela a repetir o comportamento mais vezes e com mais segurança.
Em alguns momentos a criança ira relutar e talvez até mesmo regredir, mas evite ao máximo demonstrar raiva ou descontentamento, esses acidentes irão acontecer e fazem parte do processo. Ao lidar com uma criança é importante sempre manter o maior nível possível de compaixão e aceitação.
Caso esteja com muita dificuldade ou precise de algum apoio durante o processo conte com a gente.
A psicóloga Infantil Carolina é especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e pode te ajudar durante este processo.