Tudo o que você precisa saber sobre Autismo
16 de dezembro de 2019O QUE FAZER COM AS CRIANÇAS EM PERÍODO DE QUARENTENA?
21 de março de 2020Para
podermos entender quais os benefícios que uma boa avaliação neuropsicológica
pode trazer para crianças, adolescentes, adultos e idosos, primeiro precisamos
entender o que é e para que serve essa avaliação.
Leia mais
Avaliação neuropsicológica
A avaliação neuropsicológica tem como objetivo avaliar as funções mentais das pessoas como concentração, memória, raciocínio, organização de ideias, linguagem, cálculos e podem ser utilizadas para quantificação e qualificação dos sintomas que envolvem a própria avaliação. Ela é baseada em análise clinica, aplicação de testes, escalas e questionários aprovados por estudos das comunidades científicas internacionais, sendo realizada por um profissional especializado em Neuropsicologia.
A partir da década de 1970, com a revolução cognitiva e a influência dos avanços tecnológicos, essa área ficou conhecida como Neuropsicologia Cognitiva. Assim, além da preocupação de descobrir as regiões cerebrais responsáveis por determinado comportamento, as avaliações começaram a compreender o modo como as pessoas internalizam os estímulos nas diferentes fases da vida.
Como as pessoas são diferentes, cada caso deve ser tratado de forma individualizada. Sendo assim, a avaliação neuropsicológica é sempre flexível e deve ser adequada para cada pessoa.
De acordo com estudiosos da área de psicologia, a avaliação neuropsicológica tem muitas aplicações, entre elas, a possibilidade de identificar áreas e funções cognitivas com alterações. Essa avaliação, em muitos casos, é a única ferramenta para detectar de forma precoce algumas patologias, além de permitir e diferenciar alguns diagnósticos, como por exemplo, quando a avaliação de um paciente é consequência de um acidente vascular ou de uma depressão.
A avaliação neuropsicológica pode ser realizada em qualquer faixa etária, ou seja, com crianças, adolescentes, adultos ou idosos. A seguir iremos detalhar a importância desta avaliação de acordo com cada fase.
1 – Importância da Avaliação Neuropsicológica em crianças a
A avaliação está ligada a compreensão de como as crianças internalizam e recebem as informações. Nesta fase a avaliação é feita para diagnosticar casos como:
- Agressividade;
- Altas Habilidades/Superdotação;
- Dificuldades atencionais;
- Dificuldades na aprendizagem;
- Dificuldades na socialização;
- Hiperatividade;
- Problemas com autoestima;
- Transtornos do humor, entre outros.
Muitos pais optam em não realizar a avaliação, por ter receio de seu filho receber um diagnóstico. O que esses pais não sabem é que, com o diagnóstico precoce e com estimulação adequada, a criança pode minimizar suas dificuldades e aumentar o seu potencial.
Quanto mais cedo esse diagnóstico sair, mais cedo ela poderá iniciar o tratamento correto e maior será a chance de uma resposta positiva diante dele. Sabemos que o cérebro infantil é mais maleável, flexível e adaptável, do que o cérebro adulto. Você pode perceber isso quando se trata de aprender um novo idioma. É mais fácil uma criança aprender do que um adulto, não é mesmo?
Por tudo isso se torna necessário aproveitar essa habilidade do cérebro infantil, que se reorganiza e se readapta, física e funcionalmente, frente às mudanças nos ambientes externo (meio em que estamos inseridos) e interno (alterações estruturais, hormonais, entre outras do próprio organismo). Desta forma é indispensável fazer a avaliação já nos primeiros anos de vida.
2 – Importância da Avaliação Neuropsicológica em adolescentes
Adolescer vem do latim, Adolêsco, que significa CRESCER. É a fase da contestação, mas também é a fase da construção. A adolescência é a fase da busca de personalidade, da liberdade, do amor e da realização pessoal.
É necessário que os pais auxiliem os adolescentes nessa construção da sua própria história de uma forma mais tranquila, mais autêntica e mais saudável. A avaliação neuropsicológica contribui muito nesta etapa, pois ela é capaz de diagnosticar alguns transtornos e fornecer informações importantes para a compreensão do pensamento do adolescente, além de prevenir vários problemas que podem acontecer no futuro, como a escolha de uma profissão em desacordo com seus talentos e habilidades.
Entre os casos que podem ser diagnosticados na avaliação neurológica, estão:
- Dificuldade de memorização;
- Discalculia;
- Dislexia;
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
- Transtorno de Linguagem;
- Habilidades que podem contribuir na escolha profissional.
3 – Importância da Avaliação Neuropsicológica em adultos
A avaliação Neuropsicológica na fase adulta também é muito importante, pois, contribui na compreensão da fisiopatologia de algumas doenças e na identificação de perfis neuropsicológicos distintos em diferentes fases do problema.
O diagnóstico precoce, mesmo na fase adulta, de qualquer patologia pode evitar problemas de socialização e produtividade. Muitas vezes, por falta de um diagnóstico correto, as pessoas são taxadas de preguiçosas e desorganizadas, atrapalhando suas relações afetivas e sociais.
A avaliação neuropsicológica é muito importante para que os adultos possam ter uma vida equilibrada, conhecendo seus limites e vivendo mais feliz.
Confira alguns transtornos que podem ser identificados com uma boa avaliação neuropsicológica na fase adulta:
- Acidentes Vasculares Cerebrais;
- Dificuldades de Aprendizagem;
- Dislexia;
- Doenças do Neurodesenvolvimento;
- Epilepsia;
- Hiperatividade com Défice de Atenção;
- Perturbações do Sono;
- Sequelas Cognitivas e Psicológicas de Doença Cerebral, Neurológica ou Psiquiátrica;
- Traumatismos Cranianos.
4 – Importância da Avaliação Neuropsicológica em idosos
A avaliação neuropsicológica em idosos tem o propósito de identificar se as habilidades cognitivas estão de acordo com a faixa etária ou se estão apresentando algum prejuízo na linguagem, memória, percepção visual, entre outras.
Como o cérebro humano também passa por uma fase de envelhecimento, algumas habilidades podem ser alteradas. Por este motivo, denotamos a importância de um diagnóstico precoce, para que as estimulações corretas possam ser realizadas e assim contribuir para uma melhor qualidade de vida e independência do idoso.
Segue alguns transtornos que podem ser identificados com a avaliação neuropsicológica em idosos:
- Alzheimer;
- Comprometimento de habilidades cognitivas;
- Demência com corpos de Lewy;
- Demência Fronto-temporal;
- Depressão;
- Demência Senil;
- Demência Vascular;
- Parkinson.
Esse artigo nos mostrou a importância da Avaliação Neuropsicológica em todas as fases da vida, desde crianças até idosos. Com um diagnóstico precoce, as habilidades cognitivas podem ser trabalhadas de forma preventiva ou em cima de alguma doença ou transtorno detectada com a avaliação e ainda ajudar as pessoas a enxergar seu potencial e focar mais em suas habilidades do que em suas dificuldades.
É preciso lembrar sempre, que, quanto mais cedo iniciar um tratamento, melhor será a sua resposta.
Se você tem interesse em fazer uma Avaliação Neuropsicológica, a Clínica de Psicologia Viva Mais conta com a Neuropsicóloga Adriellen Fernandes P. Gracioli. Graduada pela FAE Centro Universitário. Adriellen é especialista em Neuropsicologia, atua como psicóloga clínica no atendimento a crianças e adolescentes e realiza a avaliação neuropsicológica em crianças, adultos e idosos. Entre em contato e marque sua avaliação.