Descubra os benefícios que uma avaliação neuropsicológica pode trazer para a sua vida
24 de janeiro de 2020COMO MANTER A SAÚDE MENTAL NA QUARENTENA
30 de março de 2020Nos próximos dias muitas famílias entrarão numa rotina diferente. Com o avanço do COVID-19 as aulas foram suspensas como medida de prevenção. Siga as dicas de brincadeiras, jogos e atividades preparadas pela psicóloga e psicopedagoga Karen Castro para brincar em casa com as crianças.
Leia mais
O QUE FAZER COM AS CRIANÇAS EM PERÍODO DE QUARENTENA?
Os momentos lúdicos influenciam diversos comportamentos nas crianças e são cruciais para o desenvolvimento cognitivo. Eles promovem habilidades sociais e motoras e também influenciam a autoestima e alívio do estresse. Além disso, também incentivam o tempo de qualidade entre adultos e crianças, ou seja, o tempo de atenção exclusiva e sem interferência.
A orientação principal é o planejamento da rotina: faça uma agenda diária, com divisões de horário para cada coisa (sono, tarefa, alimentação, higiene e momento de brincar), dessa forma a criança perceberá que a suspensão das aulas não é sinônimo de período de férias.
- DEIXAR A CRIANÇA INVENTAR A BRINCADEIRA: Estimule a imaginação e brinque junto;
- DESENHAR COM OLHOS FECHADOS: A criança pensa em algo que deseja desenhar e depois tenta fazê-lo com os olhos fechados. Após terminar o desenho o adulto tenta adivinhar o que foi feito. É divertido quando os pais também tentam desenhar algo.
- TORRE DE LEGO: Pegue um palito de picolé para colocar na boca. Depois veja quem consegue equilibrar a maior torre de legos sem deixar cair.
- ENCONTRAR FEIJÃO NA MASSINHA: A brincadeira consiste em pegar uma massinha de modelar e alguns feijões. Coloque os feijões na massinha e peça para as crianças encontrarem.
- JOGO DOS 7 ERROS HUMANO: Escolha um cômodo da casa que tenha bastante estímulo. Peça para a criança observá-lo por 1 minuto. Após isso, tire a criança do cômodo e mude 7 objetos de lugar. Ao voltar, a criança precisa descobrir quais objetos foram trocados (OBS: a criança pode tirar foto do ambiente para descobrir o que mudou).
- TORRE DE COPOS: O desafio é fazer a maior torre de copos descartáveis em 1 minuto.
- POTES DE BOLINHAS: A brincadeira consiste em colocar uma colher na boca para mover bolinhas de ping pong de um pote para o outro, sem deixar cair. Você pode decidir o tempo para a brincadeira.
- ANDAR SOBRE OS PÉS: A criança sobe nos pés de um adulto (pai ou mãe) e juntos podem andar, dançar e tentar correr pela casa.
- CONTROLE DE BEXIGA: Encha uma bexiga e toque-a com qualquer parte do corpo. A brincadeira tem por objetivo não deixar a bexiga cair.
- PISTA DE CARRINHO: Faça uma pista com duas linhas paralelas marcadas no chão com fita crepe. A pista pode passar pela sala, cozinha e quartos, você escolhe qual cômodo pode ser usado e como a pista será feita (com muitas curvas e obstáculos).
- ESCONDE-ESCONDE: Sorteie quem será o primeiro pegador. A pessoa terá que “esconder” o rosto e contar até 20 enquanto os outros se escondem. Após terminar de contar a pessoa procura os outros participantes. A primeira pessoa a ser encontrada é o próximo pegador.
- BOLAS NA TEIA: Utilize uma fita adesiva para fazer a teia numa porta de qualquer cômodo. Pegue folhas usadas e amasse-as para fazer bolinhas. A brincadeira consiste em jogar e acertar as bolinhas na teia.
- CAÇA AO TESOURO: Elabore pistas fáceis ou difíceis dependendo da idade da criança. Cada pista deve ter um desafio a ser cumprido. O tesouro não precisa ser necessariamente um brinquedo ou presente. A criança pode escolher um tipo de comida que gostaria de comer, um filme para assistir, etc. *Para crianças que não sabem ler é possível desenhar onde estão as pistas.
- PINTURA COM TINTA GUACHE: Essa brincadeira é muito divertida principalmente quando realizada no banheiro (dentro do box ou banheira). Deixe as crianças usarem a imaginação e desenharem na parede e no chão. Após a brincadeira a criança pode ajudar a limpar o banheiro.
- ARMADILHA COM FITA CREPE OU PAPEL CREPOM: Corte fita crepe ou papel crepom em tiras e no corredor da sua casa cole-os nas paredes para formar uma armadilha. Deixe-os em posições e alturas diferentes para ter muitos obstáculos. O objetivo da brincadeira é atravessar o corredor sem encostar nas tiras, a criança pode se arrastar, passar por cima ou por baixo das tiras (OBS: cuidado para que a cola não tire a tinta sua parede).
- BOLICHE: Para a brincadeira é preciso ter uma bola e 6 garrafas pet. Deixe-as posicionadas e jogue as bolas (você pode colocar um pouco de água para que as garrafas fiquem um pouco pesadas)
- CONTAR HISTÓRIAS: Leia livros juntos com seus filhos e incentive-os a criar e escrever histórias e desenhar.
- JOGOS DE TABULEIRO: Utilize jogos que você tenha em casa como os de tabuleiro, jogo da memória, quebra-cabeças, etc.
- BALADA: Aproveite esse momento para dançar e cantar junto com as crianças.
- CABANINHA: Construa junto com a criança uma cabana em qualquer cômodo da casa para brincar ou ler. Você pode utilizar lençóis, mantas ou toalhas para construí-la.
- ORGANIZANDO AS PEÇAS DE ROUPAS: Tire as roupas do varal e peça para a criança organizá-las por tipos de peças (ex: camisetas, calças, meias…)
- COZINHAR JUNTOS: Aproveite para cozinhar junto com as crianças.